sexta-feira, 30 de março de 2012

Estréias da semana

HELENO - Não é uma biografia tradicional. O roteiro enfatiza momentos e passagens mais marcantes do genial Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira nos anos 40. Muito aguardado, chega referendado por uma atuação visceral de Rodrigo Santoro que chegou a se transfigurar fisicamente para viver o craque em seus dias de ocaso e uma adequada fotografia em preto e branco (alvinegra, como convém) do mestre Walter Carvalho. Prova que o Botafogo tem histórico de abrigar jogadores problemáticos. Na esteira de Heleno, vieram Garrincha, Josimar, Hernandes (quem???) e, recente e atualmente, Jóbson, o "crack" da vez. Curiosidade conexa: Heleno é o quarto artilheiro da história do Botafogo, com 204 gols em 235 jogos; pela Seleção, foram 15 gols em 18 partidas. Quem fez a pesquisa inicial do filme foi o Carlos Otávio, um ex-colega de faculdade, o que mostra que alguns daquela turma deram certo na vida.

A NOVELA DAS 8 - Em 1978, como não havia BBB (é, já fomos inteligentes), o povão se alienava com Dancin' days, um grande sucesso no horário das 20h. Enquanto isso, a ditadura torturava e assassinava estudantes e trabalhadores. É nesse período de efervescência política que se desenrola essa história, muito prejudicada por um roteiro frouxo, cheia de personagens mal construídos e situações inconsistentes. Pode ser divertido, desde que não seja levado a sério.

O LORAX - EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA - Animação ecologicamente correta. Menino tenta evitar o desmatamento de uma floresta contando com a ajuda do Lorax, um ser alaranjado que não é bicho, não é gente, não é nada - só uma figura esquisita que logo vai virar boneco e ajudar a vender lanche no McDonald's. O desenho tem pedigree: é dos mesmos criadores do bacana Meu malvado favorito. Para quem for ao shopping passear com o sobrinho.

UM MÉTODO PERIGOSO - Mais uma prova que David Cronemberg enterrou seu passado de filmes esquisitos e se dedicou a fazer cinema sério. A trama acompanha a complexa relação entre os pais da psicanálise Sigmund Freud e Carl Jung e uma das primeiras mulheres psicanalistas da história, Sabina Spielrain. Vale uma conferida.

A DANÇARINA E O LADRÃO - O diretor Fernando Trueba, dos hoje esquecidos Sedução e O rei pasmado e a rainha nua, retorna com esse filme muito elogiado por onde passou, sobre dois homens que seguem caminhos diferentes ao retornarem ao Chile, seu país natal, após a queda do ditador Pinochet. Um busca vingança; o outro, uma família. Representante espanhol na disputa pelo Oscar de Filme Estrangeiro em 2010, não ficou entre os finalistas. Boa alternativa.

FÚRIA DE TITÃS 2 - Quem viu o primeiro sabe exatamente o que vai encontrar nessa seqüência óbvia. Quem não viu vai continuar sem se interessar. Para os que ainda não se cansaram, a exibição é em 3D em algumas salas. A frase de divulgação usada no teaser é um primor de nonsense: "Este ano, você irá para o inferno"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário