sexta-feira, 20 de abril de 2012

Estréias da semana

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS – Bacana ver o cinema nacional despejando um lançamento por semana nas telas do país, dos mais variados gêneros e estilos narrativos. Só falta agora o público prestigiá-lo de vez. Isso pode acontecer com este aqui, embora talvez por motivos tortos, e mesmo estando relegado quase inteiramente ao circuito alternativo. Comemorando 30 anos de parceria, a dupla Beto Brant e Renato Ciasca trabalhou com o maior orçamento que já tiveram à disposição – R$4 milhões – para a adaptação do romance homônimo de Marçal Aquino, cuja escrita é por si mesma bastante cinematográfica, com cortes rápidos e ritmo veloz. 


A ação é ambientada em Santarém e conta o triângulo amoroso estabelecido entre o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado), a bela e inconstante Lavínia (Camila) e o marido desta, o pastor Ernani (Zécarlos Machado). Ovacionado quando de sua exibição no Festival do Rio do ano passado, o filme rendeu o Troféu Redentor de melhor atriz a Camila Pitanga, que aparece o tempo todo em trajes sensuais ou nua (razão pela qual o público talvez descubra o filme – eta povo que só pensa em sacanagem!). A exemplo de Rodrigo Santoro em Heleno, ela teve de emagrecer bastante para viver uma das fases de sua personagem. Admito que não gosto dos trabalhos anteriores de Brant, com exceção de O invasor, cuja proposta narrativa é mais sensorial do que racional. Opção respeitável, mas seria mais interessante se ele resolvesse combinar as duas formas de contar uma história.
Veja o trailer: 

A PERSEGUIÇÃO – Campeão de bilheteria nos EUA, este filme de suspense/ação traz Liam Neeson como integrante de um grupo de petroleiros cujo avião que os transporta de volta para casa sofre uma falha mecânica e acaba caindo numa floresta do Alasca. 


Além das condições climáticas adversas, há outro inimigo ainda mais perigoso: uma matilha de lobos que enxerga no grupo um jantar e tanto. Não tem jeito: o negócio é fugir dos bichos. O filme é o que o título sugere, uma longa perseguição. A mim não disse muito, mas certamente o filme encontrará seu público por aqui.
Veja o trailer:

AMERICAN PIE – O REENCONTRO – Sétima (sim, sétima!) continuação da idéia original concebida em 1999. É o Sexta-feira 13 das comédias adolescentes. Desta vez, já adultos, os amigos se reúnem para relembrar os bons tempos e passar as idiotices que fizeram ao longo dos anos a limpo. Mas é claro que vai rolar muito sexo e trapalhadas durante o evento. Alguém ainda tem paciência com a turma do American Pie? Só mesmo o baixo nível cultural do povo brasileiro para justificar o lançamento disso aqui nos cinemas: a distribuidora sabe que há um público fiel, então, bola pra frente. Enquanto tantos bons filmes saem direto em DVD, e outros nem chegam aqui (Tiranossauro até hoje nada), joças como esta ficam atulhando as salas exibidoras. Para a turma que adora fazer hora em shopping.

A VIDA EM UM DIA – Este é o famoso projeto arquitetado pelo inglês Kevin Macdonald há dois anos. Ele convidou internautas de todo o mundo a postarem imagens pessoais no Youtube no dia 24 de julho de 2010. O resultado serviria de registro de uma época para gerações futuras, além de formar um grande e original mosaico de ações humanas interligadas. Premiado com o Oscar de Documentário em 1999 por Um dia em setembro, Macdonald também tem no currículo obras respeitáveis, como O último rei da Escócia e Intrigas do estado. Ou seja, não é um amador tentando aparecer com alguma bobagem multimídia, como se espera de um filme desses. Mas não sei, sinceramente, onde estaria o interesse do público por ver isso aqui.
 
FLOR DA NEVE E O LEQUE SECRETO – Wayne Wang é um nome conhecido dos cinéfilos desde os anos 90, quando assinou a direção de filmes que se tornaram queridos do público, como Cortina de fumaça, Sem fôlego, O clube da felicidade e da sorte, entre vários outros. Nunca foi campeão de bilheteria, mas firmou seu lugar na seara independente, sempre dirigindo dramas humanistas ou comédias românticas.


Este seu novo projeto tem título de filme de artes marciais, mas é uma história familiar sobre duas mulheres que tentam compreender as origens de suas ancestrais laotong, uma milenar dinastia chinesa. Boa opção para os fãs de Wang e para quem gosta de cinema independente.
Veja o trailer:


 DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO – Johnny Depp encarna o jornalista Paul Kemp, que se cansa da vida agitada em Nova Iorque e resolve ir para Porto Rico trabalhar em um tablóide local. Encharcado de rum em sua nova vida, Kemp logo descobrirá negócios obscuros que aquela republiqueta de bananas esconde sob o prisma de paraíso tropical. Assim, sua sonhada paz está longe de acontecer. Bom elenco: Richard Jenkins, Aaron Eckhart, Amber Heard. O filme já caiu na rede há bastante tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário