segunda-feira, 2 de abril de 2012

Framboesa de Ouro 2012

Normalmente realizada na véspera do Oscar, a cerimônia de entrega do Framboesa de Ouro - ou Razzie Awards, para usarmos a nomenclatura colonialista pela qual é mais conhecida - foi transferida este ano para o dia 1º de abril, apropriadamente o Dia da Mentira. A justificativa dos organizadores foi a de que assim os votantes teriam mais tempo para avaliar os concorrentes. Claro que foi apenas uma jogada de marketing, embora o resultado pareça ser mesmo coisa de mentiroso.

Se no Oscar ainda está para ser feito um filme que consiga a proeza de ganhar todas as categorias possíveis, este recorde foi batido este ano no Framboesa. O favorito Cada um tem a gêmea que merece (Jack e Jill) saiu vencedor em TODAS as dez categorias em que foi indicado. E como são dez as categorias do Framboesa, isso quer dizer que apenas um filme aparece dominando de ponta a ponta a premiação. Um recorde absoluto nos 32 anos de existência do prêmio. Será que ele é assim tão ruim? Pode até ser, mas o resultado me parece mais uma perseguição com o coitado do Adam Sandler do que propriamente a consagração de um filme ruim.

Por anos o pessoal do Framboesa perseguiu o Stallone, a ponto de, em 2000, conceder-lhe o troféu de pior ator do século! Depois, o alvo passou a ser Eddie Murphy. Agora implicam com Adam Sandler. Particularmente não gosto dele, talvez por interpretar quase sempre o mesmo tipo de personagem bobão, abestado, apatetado, mas de bom coração, ou seja, um inocente útil. É verdade que ele errou muito no começo de carreira, fazendo um monte de besteira (O rei da água, O paizão, Little Nicky - um diabo diferente), mas tem se esforçado de uns anos para cá e quando consegue emplacar um personagem sério, surpreende e mostra talento na construção. Por exemplo, gosto muito dele em Reine sobre mim. Mas parece que já ficou marcado pelos equívocos que cometeu no passado e agora vai ser difícil desvincular sua imagem de ator de um tipo só.

Veja abaixo os vencedores, ou melhor, o único vencedor do Framboesa de Ouro 2012, dividido em várias categorias.

FILME: Cada um tem a gêmea que merece

DIRETOR: Dennis Dugan (Cada um tem a gêmea que merece e Esposa de mentirinha)

ATOR: Adam Sandler (Cada um tem a gêmea que merece e Esposa de mentirinha)

ATRIZ: Adam Sandler (como a gêmea Jill) (Cada um tem a gêmea que merece)

ATOR COADJUVANTE:Al Pacino (Cada um tem a gêmea que merece)

ATRIZ COADJUVANTE: David Spade (como Mônica) (Cada um tem a gêmea que merece)

DUPLA: Adam Sandler e Katie Holmes e Adam Sandler e Al Pacino e Adam Sandler e Adam Sandler (Cada um tem a gêmea que merece)

CONJUNTO: Todo o elenco de Cada um tem a gêmea que merece

ROTEIRO: Cada um tem a gêmea que merece

REMAKE / SEQÜÊNCIA: Cada um tem a gêmea que merece

Nenhum comentário:

Postar um comentário