quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fritas no cardápio


PROMETHEUS – Este é o aguardado retorno do diretor Ridley Scott ao gênero que lhe deu fama, a ficção científica, e no qual assinou alguns dos grandes clássicos da história, como Blade Runner, o caçador de andróides e Alien, o 8º passageiro.



Foi encomendado para ser uma espécie de prólogo deste, mas o roteiro foi sendo modificado e a história ganhou “vida própria”, embora seja possível identificar aqui e ali traços daquela aventura espacial, além de camadas de leitura menos aparentes à primeira vista, portanto, o espectador deve ter em mente que não verá apenas um divertimento passageiro. A trama gira em torno de um grupo de exploradores que descobre novos indícios sobre as origens da vida em nosso planeta e segue para uma aventura em uma das regiões mais sombrias do universo.

Como sempre, Scott constrói personagens femininas fortes e heróicas, como foi a tenente Ripley de Sigourney Weaver naquele filme (e também Thelma e Louise no filme homônimo, interpretadas por Susan Sarandon e Geena Davis). Aqui elas cabem a Charlize Theron e Noomi Rapace, um nome ainda pouco conhecido do grande público, mas que vem fazendo carreira e ganhou fama por ter feito a Lisbeth Salander na trilogia sueca da série Millenium. Também no elenco Idris Elba, Patrick Wilson e ele... Michael Fassbender.



AMOR IMPOSSÍVEL – Um filme que vem colhendo boas críticas no exterior, há quem o aponte desde já como cotado para o Oscar.



O grande problema é o título, tanto o que a distribuidora inventou quanto a tradução literal do original (“Pesca do salmão no Iêmen”). O primeiro é genérico, serve para qualquer filme e nem de longe dá a idéia do que trata a história; o segundo faz supor que se trata de um documentário. Em ambos os casos, afasta o público. Isso pode abreviar a carreira nas salas dessa comédia inglesa assinada pelo sueco Lasse Hallstrom, que chamou a atenção nos anos 80 com Minha vida de cachorro, migrou para Hollywood e dirigiu filmes de vários tipos, como Chocolate e Regras da vida. O ponto de partida aqui é bem interessante. Um sheik árabe (iemenita, no caso) que resolve desenvolver a pesca do salmão nas terras de seu país, mas não é levado a sério – claro, afinal o Iêmen fica no meio de um deserto! A idéia acaba sendo encampada por um cientista pesqueiro (Ewan McGregor, em mais uma boa atuação) e por uma funcionária particular do sheik (Emily Blunt).

Embora o trailer, ao menos para mim, não seja dos mais atraentes (veja abaixo), é uma ótima opção, até pelo inusitado de seu roteiro, escrito pelo premiado Simon Beaufoy, premiado com o Oscar por Quem quer ser um milionário? e indicado outras duas vezes.



APENAS UMA NOITE – Comédia dramática com bom elenco (Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes e o francês Guillaume Canet) sobre um troca-troca entre casais. Para casais e quem não tiver muita coisa para fazer.

VIVA MARAJÓ – Talvez de carona na novela das 18h, que a usa como cenário, chega ao circuito este documentário curtíssimo (tem apenas 54 minutos!) sobre a Ilha de Marajó. Deve ser oferecido como sessão gratuita do grupo Arteplex, já que ninguém vai pagar R$20 para assistir a um extra de DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário