quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fritas no cardápio - 27 de julho a 2 de agosto


AQUI É O MEU LUGAR – Esqueça o “batbuster” da semana (que ficará em cartaz por pelo menos seis meses) e corra para ver essa comédia dramática estrelada por um iluminado Sean Penn na pele de uma ex-estrela do rock que busca a redenção e sua própria identidade. Já escrevi uma análise detalhada do filme aqui no blog, procure o texto “Por um lugar no mundo”.



BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE – Um dos lançamentos mais esperados do ano. Infelizmente, o filme chega já marcado pela tragédia ocorrida semana passada no Colorado (EUA), quando um maluco invadiu uma pré-estréia atirando a esmo e matando 12 pessoas. Ou seja, não importa quantos anos se passem, a terceira aventura do homem-morcego estará para sempre atrelada a esse fato. Ao que interessa. Este pode ser o fecho de ouro da mais bem-sucedida trilogia de super-herói lançada nos últimos tempos (porque em Hollywood nunca se sabe, vai que ano que vem inventam outra desculpa para mais uma continuação). O sucesso de público e, sobretudo, de crítica dos filmes anteriores incentivou a Warner a criar uma derradeira história, que, ao menos no papel, justifica e finaliza a saga do Batman. Tom Hardy (do recente Guerra é guerra) encarna o vilão da vez, o misterioso Bane, enquanto Anne Hathaway dá vida a uma sedutora Mulher-Gato.





ALÉM DA LIBERDADE – Quem se acostumou a ver Luc Besson dirigindo filmes de ação no melhor estilo pipoca hollywoodiana, pode se surpreender ao ver seu nome nos créditos deste drama humanista baseado na história real de Aung San Suu Kyi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 1991. Pouca gente deve se lembrar ou conhecer sua história. Suu é a heroína nacional de Mianmar (antiga Birmânia). Casada e com dois filhos, morando na Inglaterra, ela decide retornar a seu país para rever a mãe que está internada. É quando toma consciência da ditadura reinante no local e se insurge contra o sistema. Michelle Yeoh (O tigre e o dragão) mostra que pode ser boa atriz dramática e empresta dignidade à figura de Suu. O trailer de tons épicos, embalado por música triunfalista, pode até esconder um filme frouxo e frio, mas não há dúvida de que convida o espectador a boa olhada.





JUNTOS PARA SEMPRE – Roteirista descobre que sua esposa o trai, mas, de tão empolgado com suas novas idéias, nem liga e simplesmente arranja outra mulher. A partir daí, realidade e ficção se embaralham na mente do corno feliz. Comédia argentina com premissa interessante, que mostra como a arte do cinema pode ser ao mesmo tempo apaixonante e destruidora. Vale a visita.




A ARTE DA CONQUISTA – Freddie Highmore, o garotinho de Em busca da Terra do Nunca, cresceu e, se não apareceu, também não sumiu, e segue fazendo filmes de vez em quando. Aqui, ele interpreta um rapaz que não vê sentido em nada na vida até que conhece uma garota que o levará a rever seus conceitos. Para mim, a sinopse é quase involuntariamente autobiográfica, e, se eu tivesse 20 anos a menos, certamente este seria o filme da minha vida. Emma Roberts é filha de Eric e sobrinha de Julia, de quem se espera que herde ao menos o carisma para atrair público, o que, a julgar por este trabalho, ainda está longe de acontecer. Exibido no Festival do Rio do ano passado, pode virar cult para quem o descobrir nos cinemas.



BEIJE-ME OUTRA VEZ – Gabriele Muccino se tornou conhecido do grande público em 2010, ao rodar À procura da felicidade, com Will Smith, mas os cinéfilos já o conheciam desde 2001, quando apresentou um clássico instantâneo de uma geração, O último beijo, sensível, engraçado e com fácil identificação com o público (e que foi estragado na sua refilmagem americana, Um beijo a mais, também dirigida por ele). Agora, Muccino retorna à sua Itália natal e realizou a continuação de seu filme de estréia, mostrando o que aconteceu com os personagens daquela primeira história. Imperdível para quem viu e gosta do original. Recomendo que os interessados procurem e assistam antes ao primeiro filme nas locadoras, não só para compreender melhor algumas passagens deste aqui, mas também para descobrir uma pequena pérola do novo cinema italiano.

Trailer de Beije-me outra vez.


Trailer de O último beijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário